Bahia Sul News

APÓS MAIS DE 30 ANOS, CONDOMÍNIO MARICOTA FINALMENTE DEVE SER REGULARIZADO; CONFIRA

Porto Seguro

APÓS MAIS DE 30 ANOS, CONDOMÍNIO MARICOTA FINALMENTE DEVE SER REGULARIZADO; CONFIRA

O processo de regularização fundiária das 136 unidades habitacionais será concluído nos próximos dias, graças à atuação conjunta da empresa Regulariza Bahia e da nova equipe técnica da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Depois de mais de três décadas de espera, os moradores do Condomínio Residencial Maricota I, localizado na Praça São Sebastião, no bairro Campinho, estão prestes a conquistar o tão sonhado título de propriedade de seus imóveis. O processo de regularização fundiária das 136 unidades habitacionais será concluído nos próximos dias, graças à atuação conjunta da empresa Regulariza Bahia e da nova equipe técnica da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

O projeto original do condomínio foi aprovado pela Prefeitura Municipal ainda em 1994, mas, por diferentes motivos, a regularização definitiva dos imóveis nunca foi concretizada. Agora, com o apoio direto do prefeito Jânio Natal e do secretário do Meio Ambiente, Jânio Júnior, a determinação é de que o processo seja concluído com agilidade e segurança jurídica, garantindo tranquilidade e valorização patrimonial às famílias beneficiadas.

PARA SECRETÁRIO, NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA TANTA DEMORA

A orientação para a rápida conclusão dos trabalhos resultou em uma reunião decisiva com o Cartório de Registro de Imóveis,  realizada na manhã desta quarta-feira,  05, com a presença do secretário de Habitação Davi Soares, do assessor jurídico Augusto Nicolas e do engenheiro Eric Lima, além dos sub-oficiais do CRI Jonathan e Ana Flávia. Segundo o secretário Jânio Júnior, a prioridade é corrigir uma injustiça histórica.

“Não há justificativa para que, após tanto tempo, essas 136 famílias ainda não tenham acesso às suas escrituras. Regularizar o Maricota é garantir dignidade, segurança jurídica e valorização dos imóveis”, afirmou o secretário.

O RECONHECIMENTO DA REGULARIZA BAHIA

Por sua vez, o diretor da Regulariza Bahia, o advogado Olmiro Pautz, elogiou o comprometimento do prefeito e da nova equipe técnica da Sehab, destacando que a união de esforços foi determinante para destravar um processo há muito tempo estagnado.

 “Sou bastante crítico à atual administração, todos sabem,  mas sou obrigado a reconhecer que o prefeito Jânio Natal foi o gestor que mais acreditou e investiu em REURB em toda a Bahia. Atualmente trabalho em diversos municípios e posso afirmar que o empenho da Prefeitura de Porto Seguro nesse sentido  é exemplar. O Condomínio Maricota nunca foi um empreendimento clandestino — trata-se de um empreendimento irregular, passível de regularização por meio da Lei Federal nº 13.465/2017, que introduziu o instrumento conhecido como ˜usucapião administrativa”. Esse mecanismo, realizado diretamente pelo município, é mais rápido, eficiente e econômico para os moradores”, explicou o advogado.

Segundo Pautz, o sucesso da ação se deve também à nova postura técnica da Secretaria de Habitação e ao empenho pessoal do prefeito e do secretário do Meio Ambiente.

“Graças ao entendimento jurídico e técnico da nova equipe, estamos conseguindo encerrar um impasse que se arrastava há mais de 30 anos. Estão todos de parabéns por priorizar um trabalho sério, eficiente e socialmente transformador”, finalizou.

Com a conclusão do processo de regularização, o Condomínio Maricota I se tornará um exemplo de sucesso da REURB no Estado, reforçando o compromisso da gestão municipal e da Regulariza Bahia com o  direito à moradia, à segurança jurídica e ao desenvolvimento urbano sustentável.

Comentários: