Bahia Sul News

Cabrália, Ilhéus e outros municípios irão receber novo sistema de alerta da Defesa Civil; veja como vai funcionar

Cabrália

Cabrália, Ilhéus e outros municípios irão receber novo sistema de alerta da Defesa Civil; veja como vai funcionar

“É uma ação concreta de proteção à população, que vai permitir avisos rápidos e orientações diretas em situações de risco”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A partir do dia 18 de junho a Defesa Civil da Bahia vai começar a operar o novo sistema nacional de alertas por mensagem de texto, SMS. Durante a fase de implantação, além dos alertas reais, também poderão ser enviados comunicados de demonstração para familiarizar a população com a nova ferramenta. A tecnologia funciona automaticamente, sem necessidade de cadastro ou CEP.

O sistema, que já tem funcionamento nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, terá administração local. A definição do conteúdo e o momento de envio dos alertas são de responsabilidade das Defesas Civis municipais e estaduais, que atuam com base em monitoramento técnico e em protocolos de segurança.

Teste do sistema de alerta

A Defesa Civil da Bahia realiza, neste sábado (14), às 12h, um teste do novo sistema nacional de alertas por SMS, o ‘Defesa Civil Alerta’, desenvolvido pelo Governo Federal para reforçar as estratégias de prevenção e resposta a desastres.

A ação ocorrerá simultaneamente para moradores em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e outros 32 municípios do Nordeste, incluindo todas as capitais da região, que vão receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares.

A mensagem será disparada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), localizado em Brasília, e marca o início da fase de implantação do novo sistema, que utiliza a rede de telefonia celular para enviar avisos gratuitos e em tempo real à população.

Para o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, a ferramenta representa um avanço essencial na prevenção de desastres.

“É uma ação concreta de proteção à população, que vai permitir avisos rápidos e orientações diretas em situações de risco”, afirma. “A informação chega a tempo de salvar vidas e fortalecer a capacidade de resposta das comunidades”, completa.

Comentários: