A governança ambiental no Extremo Sul da Bahia dá um importante passo com a posse dos novos membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Coroa Vermelha. A cerimônia, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), será aberto ao público e acontece na segunda-feira (11), às 10h, no auditório da Casa de Cultura, em Santa Cruz Cabrália.
O novo conselho, composto por representantes do poder público, sociedade civil e empreendedores, terão a missão de acompanhar e contribuir para a gestão da unidade de conservação, propondo soluções para desafios ambientais na região. A renovação do colegiado, com mandato até 2026, marca o início de um novo ciclo de debates e decisões que visam garantir o equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Localizada em uma área de grande riqueza ecológica, a APA Coroa Vermelha abriga ecossistemas costeiros sensíveis e espécies ameaçadas. A atuação do conselho será fundamental para definir diretrizes que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e o ordenamento da unidade. Segundo o Inema, a expectativa é que as decisões tomadas pelo grupo contribuam para a proteção da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
Comentários: