A pira olímpica foi acesa na noite desta quinta-feira, 18, no Parque Indígena, na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, mesmo local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, no município de Santa Cruz Cabrália, dando início oficial aos XVII Jogos Indígenas Pataxó 2024, que acontecem até este sábado.
Os jogos indígenas já são uma tradição na região e reúnem 800 atletas e 110 dirigentes de 20 aldeias com o objetivo de disseminar e fortalecer a prática do esporte indígena. A realização é da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Movimento Indígena da Bahia (MIBA).
O ritual de acendimento da tocha, na noite de quinta-feira, reuniu centenas de atletas e contou com a presença do secretário da Setre, Davidson Magalhães. "A abertura dos jogos indígenas é uma festa lindíssima e, ao mesmo tempo, é uma manifestação de resistência dos povos indígenas, uma demonstração da sua participação e da sua importância para a cultura e para a formação do povo brasileiro. E o nosso governo está aqui presente, aqui, comemorando e organizando o XVII Jogos Indígenas. É um dia de vitória do povo indígena. Aqui começou o processo de genocídio dos povos indígenas, aqui também tem a marca da resistência", disse o secretário da Setre.
A expectativa é de que pelo menos três mil pessoas acompanhem os jogos, que contemplam modalidades como Arremesso de Takape, Arco e Flecha, Corrida com Tora, Corrida Rústica, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida com Maraká, Futebol de Campo, Luta Corporal, Natação, Patxiw Mika`way, Zarabatana e Prova de Conhecimento, com foco na promoção, preservação e difusão das manifestações culturais indígenas.
Programação – As competições ocorrem nesta sexta-feira e sábado, 20, com apresentação cultural encerramento dos jogos.
Dia 19 (sexta-feira)
08h – apresentação cultural das delegações na arena
09h – corrida de Maraká
10h30 - Zarabatana
12h – almoço (Mãgutxi)
13h30 – Apresentação cultural
14h – Arco e flecha
15h30 – luta corporal (Patxywmywkâ’ây)
18h30- apresentação cultural
Dia 20 (sábado)
08:00h – apresentação cultural das delegações
08h30 – corrida rústica
09h30 - canoagem
10h30 – arremesso de takape
12h - almoço (Mãgutxi)
14h – Corrida de tora
15h – cabo de guerra
16h30 – desfile pataxó
18h – encerramento do evento
Por: Ascom Setre | Bahiasul News
Notícias da Costa do Descobrimento
Comentários: