Na noite da última quinta-feira, 29 de maio, a Câmara Municipal de Porto Seguro sediou uma audiência pública para discutir a permanência estudantil e os desafios enfrentados pelos alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com ênfase no transporte universitário. O evento, realizado no auditório da Casa Legislativa, reuniu autoridades acadêmicas, lideranças estudantis, parlamentares e representantes de entidades públicas.
A sessão foi presidida pelo vereador Tiago Maciel (PCdoB), também presidente da Comissão de Educação da Câmara. Em seu discurso, o parlamentar destacou a urgência de enfrentar o déficit de transporte universitário, apontado como um dos principais obstáculos à permanência dos estudantes no ensino superior.
“Nosso dever é acolher as demandas da juventude e buscar, junto ao Poder Executivo, alternativas concretas e definitivas para garantir o direito à educação”, afirmou Tiago Maciel.
DESTINAÇÃO DE RECURSOS E AGENDA EM BRASÍLIA
Durante a audiência, a deputada federal Alice Portugal anunciou a destinação de R$ 350 mil por meio de emenda parlamentar. O recurso poderá ser utilizado na aquisição de um ônibus universitário ou aplicado em outra solução definida pela UFSB em conjunto com a comunidade estudantil.
A deputada também se comprometeu a marcar uma audiência com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, para tratar da aplicação da legislação federal que assegura o transporte público gratuito para estudantes universitários. Alice Portugal ressaltou que a efetivação desse direito é uma medida estrutural e essencial para garantir o acesso pleno à educação superior.
PARTICIPAÇÕES INSTITUCIONAIS
Compuseram a mesa da audiência a reitora da UFSB, Profa. Dra. Joana Guimarães, que destacou o papel da universidade no desenvolvimento regional, e o superintendente de Economia Solidária da Bahia, Wenceslau Júnior, que defendeu a articulação entre diferentes esferas de governo para garantir políticas públicas de permanência estudantil.
O Prof. Dr. Richard Santos, professor da UFSB, também participou ativamente do debate, trazendo sua visão sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e a importância do transporte universitário para a continuidade da formação acadêmica.
Também participaram ativamente do debate:
•Prof. Dr. Francisco Nascimento – decano do IHAC e membro da comissão gestora dos campi;
•Prof. Dr. Altemar Felberg – coordenador do curso de Gestão Pública e do Fórum de Mobilidade Urbana;
•Ana Quésia Bomfim – representante da comissão de transporte universitário do campus;
•Lorena Santos – diretora da União dos Estudantes da Bahia;
•Fagner Barbosa – técnico-administrativo da UFSB e membro da comissão gestora.
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
A audiência foi marcada pela ampla participação de estudantes e reafirmou o compromisso coletivo com o fortalecimento da UFSB e com a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Ao final da sessão, foi destacada a importância de união entre Legislativo, universidade, sociedade civil e demais esferas do poder público para garantir que o acesso à universidade seja também um caminho de permanência e conclusão da formação acadêmica.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram
Comentários: