Na manhã desta segunda feira, 20/09 o candidato a prefeito de Belmonte Iêdo Elias(PSD) concedeu entrevista a Rádio Costa Sul FM de Canavieiras para abordar ao principais projetos e ações a serem desenvolvidos junto à comunidade de Belmonte a partir de 1º de janeiro de 2025 caso seja eleito.
Conduzido pelo apresentador Augusto Teixeira as perguntas foram sorteadas, relacionadas a desenvolvimento urbano, com foco na infraestrutura feitas por ouvintes e também pela produção do programa.
Melhorias para a limpeza pública e o lixão da cidade
“Sobre a limpeza pública e os problemas ocasionados pelo lixão irei desenvolver ações para reforçar o contingente de profissionais que atuam na limpeza pública, além de criação de um aterro sanitário e incentivo a criação de cooperativas para catadores de material reciclável”.
Sobre o valor da tarifa da balsa cobrado aos belmontenses
“Nós vamos abrir uma linha de diálogo para que as pessoas que moram em Belmonte não sejam tratadas como turistas. Vamos fazer o pleito ao proprietário da balsa e também ao governo do estado”.
Como garantir melhor infraestrutura e segurança aos passageiros que fazem a travessia Belmonte/Canavieiras
“A nossa intenção é reurbanizamos a beira do rio, ou seja, na parte baixa transformar em um calçadão e construir quiosques e um píer. Além disso, realizar a pintura especial das casas ao entorno e transformar a beira do rio num sitio histórico. Nesse projeto de urbanização iremos construir abrigos com banheiros e local apropriado para quem faz esse trajeto de Belmonte a canavieiras possa aguardar de forma descente e não à mercê do tempo. Também iremos centralizar esse abrigo para que atenda aos pontos de partidas das lanchas com otimização de tempo.
Avanço do mar e seu efeito devastador para o turismo, moradores.
“Essa é uma nossa grande preocupação, onde juntamente com minha vice Alice acionamos a deputada Fabiola Mansur que convocou as devidas autoridades para tratar do assunto. Com isso, pesquisadores da Unicamp foram acionados e irão para Belmonte concluir o projeto de monitoramento que está sendo realizado há mais de 5 anos. Não sou estudioso, mas água do Jequitinhonha ficou represado e o assoreamento está acontecendo, com isso a erosão seguiu avançando devido a perca do volume de água do Jequitinhonha, gerando diversos transtornos e incômodo para os moradores belmontenses bem como pescadores e marisqueiras. Portanto, a nossa ideia é levarmos a Brasília um projeto para a criação de espigões para a praia.
Considerações finais
“Agradeço a Costa Sul FM por mais essa oportunidade. Deixo também meus agradecimentos a todos os ouvintes especialmente aos meus eleitores de Belmonte. As boas energias e orações recebidas de cada um de vocês foram essenciais para que hoje eu esteja 100% de saúde. Agradeço a generosidade do povo de Belmonte e vamos com muita fé em Deus a 06 de outubro”.
Por BK2
Comentários: