Bahia Sul News

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias Porto Seguro

Decisão do TSE coloca em xeque candidatura de Jânio Natal em Porto Seguro

Renunciando ao cargo, Jânio  na realidade  já foi eleito duas vezes consecutivas,  não podendo ser candidato em 2024.

Decisão do TSE coloca em xeque candidatura de Jânio Natal em Porto Seguro
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Agora é oficial. O que era uma possibilidade deve se tornar uma dura realidade nos próximos dias, com a possível impugnação da candidatura do prefeito Jânio Natal, por parte do Tribunal Superior Eleitoral,  sendo considerada favas contadas. Paulinho deve ser o seu substituto.

Isso porque, em resposta à consulta formulada pelo PL ao TSE,   acerca dos prefeitos itinerantes, a agremiação perguntou se “ofende os § 5º e § 6º do artigo 14 da Constituição Federal a hipótese de o prefeito reeleito que renunciou ao cargo para concorrer a outro cargo eletivo, sem vencer na eleição, e, posteriormente, sem mandato, na eleição subsequente, a realizar-se dois anos e seis meses após a renúncia, concorrer para o cargo de prefeito em município diverso, considerando que não possui mais prazo para desincompatibilização”, restando claro a inegibilidade do atual gestor.

ASSUMIU E RENUNCIOU

Em 2016  Jânio Natal foi eleito prefeito de Balmonte, assumiu o cargo e numa espécie de estelionato eleitoral, renunciou e passou o comando da cidade para seu irmão Jenivaldo, lembram?

Só que para infelicidade dos seus eleitores e felicidade geral de quem tem um mínimo de bom sendo e amor por Porto Seguro, o TSE entendeu que mesmo com a renúncia, Jânio de fato  assumiu o cargo em 2016, o que o impede, em tese, de disputar a próxima eleição.

MELHOR CONSULTAR UM  BOM ADVOGADO ANTES DE FALAR BOBAGENS 

E antes que os mais apaixonados e estridentes discutam a decisão de forma desarrazoada e sem o mínimo conhecimento jurídico, ao menos conversem com algum advogado que entenda o básico, do básico,  da legislação eleitoral, para ver se foi exatamente isso ou não o  que foi decido pelo TSE.

Ou seja,  mesmo renunciando ao cargo, Jânio  na realidade  já foi eleito duas vezes consecutivas,  não podendo ser candidato em 2024.

Veja aqui a decisão do TSE: 

Fonte: Blog do Miro

Comentários:

Veja também