Mais de mil estudantes de 25 escolas dos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália iniciaram a corrida por uma vaga na Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). Eles competem nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handball, tênis de mesa e judô. Até esta quinta-feira (8), as disputas da Etapa Territorial da Costa do Descobrimento acontecem no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães, em Eunápolis.
Para o coordenador de esporte do Núcleo Territorial de Educação de Eunápolis (NTE 27), Fabio Vilas Boas, os jogos estudantis desempenham um papel crucial na promoção, inclusive, da identidade cultural e territorial, principalmente na Região da Costa do Descobrimento, onde é grande a presença dos povos indígenas. Segundo ele, é uma forma de valorizar e celebrar a história e a rica herança cultural.
“O esporte transforma a escola em um espaço mais vivo e acolhedor de aprendizado. Como ferramenta pedagógica, os jogos são muito importantes no combate à evasão e na melhoria do rendimento escolar, promovendo também o desenvolvimento físico e social ao mesmo tempo’, explicou o gestor.
A estudante do Complexo Integrado Educação Básica, Tecnológica e Profissional de Porto Seguro, Maria Eduarda Carvalho, 17 anos e capitã do time de vôlei feminino, fala sobre os jogos e a participação dos alunos. “É um dos momentos mais esperados do ano letivo. Não somente o vôlei, mas todas as modalidades de esportes são de extrema importância para nossa saúde física e mental, além de servir como meio de descontração. Um momento que temos para brilhar e crescer no meio esportivo”, declarou.
A prática esportiva no ambiente escolar integra a gestão de aprendizagem da Secretaria da Educação do Estado (SEC) como modelo estruturante e estratégico. A participação em competições esportivas traz benefícios para crianças e adolescentes, tanto no desenvolvimento dos aspectos físicos, como nos cognitivos, emocionais e sociais, e estimula as habilidades motoras, tomadas de decisões, resiliência e cooperação.
Programação dos jogos – Na próxima semana, equipes de estudantes de outras regiões da Bahia também estarão disputando uma vaga na Etapa Interterritorial do JEB. A meta é participar da Etapa Estadual e, em seguida, a Nacional, entre os meses de setembro e outubro. Na segunda-feira (12), os jovens da Chapada Diamantina se reúnem em diferentes modalidades, assim como os alunos das redes municipal, estadual e particular do Território de Identidade do Médio Sudoeste. Nos dias 13 e 16 é a vez dos meninos e meninas da Região do Velho Chico mostrarem seu potencial esportivo. E, finalizando a semana, entram em campo e nas quadras os estudantes das regiões do Recôncavo e Bacia do Rio Grande.
Por: Redação | Bahiasul News
Comentários: