Bahia Sul News

Sabado, 14 de Dezembro de 2024

Notícias Belmonte

Iêdo Elias e Unicamp avançam para a 2ª etapa do estudo sobre os impactos do mar em Belmonte

O prefeito eleito Iêdo Elias também se manifestou sobre a situação crítica que enfrenta a região.

Iêdo Elias e Unicamp avançam para a 2ª etapa do estudo sobre os impactos do mar em Belmonte
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quinta-feira, a segunda etapa do trabalho de campo na Costa do Descobrimento destacou-se pela visita do prefeito eleito Iêdo Elias, juntamente com Luluca da Ambulância e Felipe Elias, além de renomados pesquisadores da Unicamp. O grupo percorreu as áreas da Praia do Mar Moreno, Caeiras e da Barra, com o intuito de compreender melhor o alarmante avanço do mar e levantar medidas efetivas para mitigar os danos.

Durante a visita, Luluca da Ambulância enfatizou a importância do estudo realizado, que oferece dados científicos sobre as causas da erosão, especialmente na região do Mar Moreno e em toda a costa do Jequitinhonha. "Parabenizo a todos os pesquisadores pelo excelente trabalho realizado e destaco aqui a importância desse estudo. Isso representa um grande avanço, porque agora, com base neste estudo, poderemos cobrar das autoridades responsáveis as devidas providências", declarou ele. Luluca ressaltou a gravidade da situação, mencionando a perda de cerca de 300 a 400 metros da coastline em apenas 2 a 3 anos, o que gera um impacto econômico significativo e requer ação imediata.

O prefeito eleito Iêdo Elias também se manifestou sobre a situação crítica que enfrenta a região. "Agradeço o carinho e a maneira cordial como fomos recebidos por todos os pesquisadores da Unicamp durante todos estes dias de participação no III Workshop. É uma situação muito preocupante, pois a cada ano só se agrava. Agora, com base na ciência, vamos buscar soluções e executar ações que possam conter esse cenário", afirmou. Iêdo Elias expressou otimismo ao dizer que, a partir de 2025, a união de esforços entre a comunidade e as autoridades certamente trará resultados positivos para enfrentar essa crise ambiental.

Essa colaboração entre pesquisadores e autoridades locais é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes para proteger o litoral e garantir a sustentabilidade da região. A atuação proativa do prefeito eleito, mesmo antes da posse, indica um compromisso sério com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população local. Com fé na mobilização conjunta, espera-se que Belmonte encontre caminhos viáveis para enfrentar os desafios impostos pelo avanço do mar.

VÍDEO:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bahia Sul News (@bahiasulnewsof)


Por REDAÇÃO | BAHIA SUL NEWS

Comentários:

Veja também