O prefeito eleito de Belmonte Iêdo Elias e o vereador Luluca estão participando do Workshop Internacional de Geomorfologia, que está sendo realizado em duas etapas. A primeira etapa ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2024 no auditório do Instituto de Geociências da UNICAMP, onde foram apresentados resultados parciais de trabalhos científicos sobre a erosão costeira em diversas áreas do Brasil, incluindo o avanço do mar na cidade de Belmonte.
Nesta primeira etapa, foi feito um diagnóstico parcial das perdas em área urbana de Belmonte devido à erosão costeira, além de apresentar possíveis soluções mitigatórias futuras. A presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros também contribuiu para uma maior compreensão das complexidades relacionadas a essa questão, que vem afetando cada vez mais as áreas emersas da cidade. Essa compreensão é essencial para uma gestão ambiental mais eficiente, dada a magnitude do desafio enfrentado.
Na segunda etapa do workshop, será realizado um trabalho de campo na costa do descobrimento, onde serão visitadas áreas de pesquisa do grupo. No dia 7 de novembro, os participantes farão um percurso de barco para discutir questões relacionadas à dinâmica fluvial do rio Jequitinhonha, além de visitarem a praia de Caieiras e Mar moreno, no município de Belmonte.
O prefeito eleito Iêdo de Belmonte expressou confiança nos estudos e resultados apresentados durante o evento. A participação no workshop representa um compromisso em buscar soluções para a erosão costeira que afeta a cidade, visando uma gestão ambiental mais eficiente e priorizando essa questão desafiadora.
A UNICAMP vem fazendo um acompanhamento há alguns anos, especificamente do nosso município, e com certeza a ciência vai produzir um laudo final que servirá de base para um projeto visando a captação de recursos perante o Governo Federal para amenizar ou interromper a erosão da praia”, afirmou Iêdo Elias
Por Redação | BAHIA SUL NEWS
Comentários: