A harpia, maior ave de rapina brasileira, surpreendeu ao ser flagrada na orla de Porto Seguro, na Bahia, em plena área urbana. Acostumada a viver em florestas remotas da Amazônia e áreas protegidas da Mata Atlântica, com poucos avistamentos no Cerrado e no Pantanal, essa fêmea de três anos chamou a atenção de moradores e especialistas.
O Projeto Harpia está pedindo a colaboração da população local para monitorar e acompanhar o animal. Através de fotos e vídeos, eles esperam entender o comportamento e o deslocamento da ave, além de verificar se ela está em boas condições.
Conhecida por sua impressionante envergadura de até dois metros e uma dieta variada que inclui desde preguiças até veados, a harpia é uma espécie tímida e arredia. Mesmo com seu tamanho imponente, as harpias tendem a se afastar rapidamente diante de qualquer barulho.
O gavião-real, como também é chamado, está ameaçado de extinção e possui um crescimento populacional muito lento. É importante acompanhar de perto a presença dessas aves em diferentes ambientes, incluindo áreas urbanas, para garantir sua proteção e conservação.
Ver essa foto no Instagram
Por: SAMUEL NER | Bahiasul News
Comentários: