Bahia Sul News

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias Porto Seguro

VÍDEOS: Ataque a tiros em Barra Velha termina com a morte do indígena pataxó Vitor Braz e outra pessoa ferida

Logo após a morte de Vitor Braz, um novo ataque foi reportado: homens incendiando uma aldeia no município do Prado.

VÍDEOS: Ataque a tiros em Barra Velha termina com a morte do indígena pataxó Vitor Braz e outra pessoa ferida
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Investigação: indígena é morto a tiros comunidade pataxó na Bahia
Indígena pataxó Vitor Braz

Um ataque a tiros, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 11, resultou na morte do indígena pataxó Vitor Braz e deixou outro foi ferido e mais dois adolescentes estão desaparecidos, no Território de Barra Velha, próximo à Aldeia Pé do Monte em Porto Seguro. Homens fortemente armados invadiram a área, que está em processo de autodemarcação, e abriram fogo contra os indígenas presentes. A segunda vítima foi socorrida e segue hospitalizada.

Lideranças indígenas acreditam que a violência está intimamente relacionada à disputa territorial na região. Este incidente trágico ocorreu no mesmo dia em que o Ministério Público Federal promovia uma audiência pública em Brasília para discutir a regularização das terras indígenas na Bahia, evidenciando a tensão latente no contexto.

A violência contra os pataxó tem se tornado recorrente, com frequentes registros de ameaças e confrontos envolvendo grupos que contestam a ocupação de seus territórios. Logo após a morte de Vitor Braz, um novo ataque foi reportado: homens incendiando uma aldeia no município do Prado.

Em resposta a essa escalada de violência, o Conselho de Caciques Pataxó de Barra Velha divulgou uma nota condenando os atos brutais e exigindo providências urgentes das autoridades competentes para assegurar a proteção e os direitos dos povos indígenas na região.

VÍDEO:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bahia Sul News (@bahiasul.news)

 

Comentários:

Veja também