A Barra do Cahy, que fica em Prado, no extremo Sul da Bahia, é uma praia de grande valor histórico: em 2017, recebeu o título de “1ª Praia do Brasil”. Local de belezas naturais encantadoras, a praia foi o primeiro ponto de chegada dos portugueses da tripulação de Pedro Álvares Cabral ao cair da tarde da quarta-feira do dia 22 de abril de 1500.
Foi na foz do Rio Cahy, há exatos 524 anos, que a tripulação de Cabral fez sua primeira parada estratégica por 40 horas antes de ancorarem em Porto Seguro e Coroa Vermelha, em abril de 1500.
O deslumbramento dos europeus em relação à descoberta do “Novo Mundo” é bem evidente nos registros feitos por Pero Vaz de Caminha. Na carta, ele descreve suas impressões sobre o território que viria a ser chamado de Brasil.
“Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma.”
Segundo relatos históricos, após chegar na Barra do Cahy, os portugueses acharam o local inseguro para as embarcações e seguiram em direção ao Norte, até chegar em Porto Seguro.
A Praia da Barra do Cahy fica há 47 km ao Norte da cidade do Prado e há 15 Km ao Norte do distrito de Cumuruxatiba. Do mar na Barra do Cahy, é possível avistar o Monte Pascoal (no município de Porto Seguro), que fica a cerca de 28 km em linha reta da praia.
Segundo os registros históricos, essa teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação. Olhando do mar para terra, o monte fica aos fundos das falésias, fazendo sombra na praia, numa ingênua ilusão de ótica. E até hoje continua tendo a mesma perspectiva de visão que tiveram os portugueses em 22 de abril de 1500.
Atualmente, a Barra do Cahy, está inserida no território da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau (RESEX Corumbau) e envolvida pelas comunidades de Veleiro, Imbassuaba, Cumuruxatiba e comunidades indígenas das Tis Comexatiba e Barra Velha, que tem no extrativismo pesqueiro sua principal fonte de vida. Outra atividade promissora é a etno vivência em turismo de base comunitária — uma abordagem inovadora e sustentável para o turismo na região, enfatizando a inclusão e o benefício das comunidades locais.
Prado
Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado se torna um refúgio de belezas naturais. A riqueza vegetal preservada na cidade, grandes falésias de areia, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são adicionais à paisagem da orla marítima e seus 84 km de extensão.
Algumas das praias mais conhecidas da região são Balneário de Guaratiba, Cumuruxatiba, Corumbau e as praias mais próximas ao centro, como Paixão e Tororão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado encanta turistas de todo o mundo.
As praias de Prado estão localizadas no litoral baiano na região conhecida por Costa das Baleias. Este nome se dá por conta da migração de baleias jubartes entre junho e outubro na região. Os animais descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes e Prado é um dos melhores pontos de observação do mundo que atrai milhares de turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Esse verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios de barco saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. As belezas em alto mar, como o Recife de Guaratiba — onde também é possível praticar mergulho livre — também atraem os visitantes.
A gastronomia de Prado mescla sabores originários com a influência da culinária ancestral baiana e também encanta pelos seus pratos típicos e pela hospitalidade de seu povo.
Por: Bahia Dia Dia | Bahiasul News
Notícias da Costa do Descobrimento
Comentários: