Medeiros Neto, Itapebi e Itanhém celebraram os respectivos aniversários de 66 anos de emancipação política. A conquista da autonomia político-administrativa das localidades foi lembrada nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa, pela deputada Cláudia Oliveira (PSD), que registrou moções de aplausos em homenagem ao povo ordeiro e trabalhador desses municípios baianos.
A cidade de Medeiros Neto, situada no Extremo Sul da Bahia e distante 727 km de Salvador, tem uma população de 22.194 habitantes, segundo o Censo IBGE/2022. Faz limites com Teixeira de Freitas, Vereda, Itanhém, Lajedão e Caravelas. É um município, diz a legisladora, que se destaca por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo, “tendo paisagens exuberantes, com rios, cachoeiras e uma vegetação rica que convidam ao descanso e ao turismo ecológico”.
A parlamentar cita também as festas tradicionais e eventos culturais como partes importantes da identidade de Medeiros Neto, atraindo visitantes de diversas regiões que celebram a cultura do interior baiano. Ela menciona também a economia da cidade, em especial a agropecuária, principal motor de desenvolvimento da região, e aponta Medeiros Neto como “ um ponto de conexão entre várias outras cidades do Extremo Sul da Bahia, facilitando o fluxo de mercadorias e pessoas”.
A autora da moção salienta ainda que o município vem preservando suas tradições, sendo um exemplo da rica diversidade cultural baiana. “ Nesse momento histórico, ficam os votos de sucesso para que Medeiros Neto continue a ser uma cidade próspera e acolhedora”, manifestou.
A ex-prefeita de Porto Seguro, em documento protocolado na ALBA, comemorou também os 66 anos de emancipação política de Itapebi, município que tem limites com Eunápolis e Itagimirim, estando 479 km de distância da capital baiana. Com 9.174 habitantes (Censo IBGE/2022), Itapebi “é uma cidade que combina beleza natural e história em um cenário encantador”, revela a parlamentar. “ Às margens do Jequitinhonha, Itapebi oferece paisagens deslumbrantes que incluem rios, montanhas e áreas verdes, atraindo visitantes em busca de tranquilidade e contato com a natureza”, apontou.
Claudia destacou ainda o centro histórico da cidade, com igrejas e casarões que preservam a arquitetura colonial, contando a história de um passado que remonta ao período das primeiras explorações na região. O município de Itapebi tem sua economia impulsionada por várias atividades, principalmente a agricultura, pecuária e geração de energia. A deputada considera que a cidade é um ponto estratégico no Sul do estado, desempenhando um papel vital no escoamento de produtos.
“Itapebi é, sem dúvida, um município de grande importância para a Bahia, contribuindo para o progresso econômico e cultural da região. É muito justo que a Casa Legislativa proponha moção de aplausos pelo aniversário de emancipação do município” , enfatizou.
FESTAS
Itanhém, localizada no Extremo Sul da Bahia, é uma cidade conhecida pela realização de bonitas festas tradicionais que reforçam a importância das tradições folclóricas do local. De acordo com a parlamentar, que apresentou uma moção de aplausos parabenizando o município pela emancipação política, “a economia de Itanhém é predominantemente agrícola, beneficiando-se do solo fértil e de condições climáticas favoráveis”. Itanhém possui 17.813 habitantes (IBGE/2022), se limita com Vereda, Bertópolis e Medeiros Netos, e fica distante 760 km de Salvador. A cidade, afirma a deputada Cláudia Oliveira, preserva suas raízes, com construções que remetem ao passado, tendo atualmente uma economia próspera, que vem se fortalecendo na região nos últimos anos.
“ Nesta data tão relevante para seus moradores, queremos saudar o povo trabalhador de Itanhém, desejando mais desenvolvimento, com geração de emprego e renda, além de mais saúde e educação”, comemorou a deputada, solicitando que as moções, em homenagem aos municípios de Itapebi, Medeiros Neto e Itanhém, possam ser encaminhadas ao Governo do Estado da Bahia e às Prefeituras Municipais.
Por: Redação | Bahiasul News
Comentários: