Bahia Sul News

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Notícias Notícias

Lula anuncia Lewandowski, ex-ministro do STF, como novo ministro da Justiça

A expectativa é que a dança das cadeiras dê ainda mais interlocução ao atual governo no STF

Lula anuncia Lewandowski, ex-ministro do STF, como novo ministro da Justiça
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) Ricardo Lewandowski, ex-ministro aposentado do STF, como novo ministro da Justiça e Segurança Púbica.

Lewandowski vai substituir Flávio Dino, que deixou a pasta para virar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Coincidentemente, tanto o ministro atual quanto o anterior foram indicados por Lula para a Suprema Corte.

Lewandoski se aposentou em abril de 2023, após completar 75 anos, enquanto Dino assumiu a vaga deixada por Rosa Weber meses depois. O anúncio de Lula foi feito ao lado dos dois, após reunião no Palácio do Planalto.

Nascido no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, Lewandowski construiu carreira no Judiciário paulista antes de ser nomeado por Lula ao STF em 2006. Ele atuou como juiz criminal entre 1990 e 1997 e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entre 1997 e 2006.

A expectativa é que a dança das cadeiras dê ainda mais interlocução ao atual governo no STF. Além de Dino, o presidente também nomeou Cristiano Zanin para o tribunal neste mandato.

Das suas gestões anteriores, sobraram outros dois indicados: Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Além deles, seguem na Corte três ministros indicados por Dilma Rousseff (PT): o atual presidente, Luís Roberto Barroso, o vice-presidente, Luiz Fux, e Edson Fachin.

Comentários:

Veja também