Bahia Sul News

Porto Seguro Eunápolis participam de campanha nacional para identificar pessoas desaparecidas com coleta de DNA; Veja

Eunápolis

Porto Seguro Eunápolis participam de campanha nacional para identificar pessoas desaparecidas com coleta de DNA; Veja

Cidades da Bahia, incluindo Porto Seguro e Eunápolis participam de campanha nacional para identificar pessoas desaparecidas com coleta de DNA

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Bahia participa, entre os dias 5 e 8 de agosto, da Campanha Nacional de Busca por Pessoas Desaparecidas, com ações concentradas na sede do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, e em outras 32 unidades da Polícia Técnica no interior do estado. O objetivo é coletar material genético de familiares de pessoas desaparecidas para inclusão no Banco de Perfis Genéticos, viabilizando a identificação de corpos não reconhecidos, ossadas ou pacientes internados sem memória.

A iniciativa é coordenada pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) do Ministério da Justiça, com atuação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, por meio das Coordenações de Genética e Antropologia Forense. Durante a campanha, os familiares poderão registrar boletim de ocorrência, passar por entrevista e doar o DNA no mesmo local, com apoio de uma unidade móvel da Polícia Civil que estará no IML.

De acordo com Alessandro dos Santos Carvalho, administrador do banco genético no estado, embora esse tipo de coleta ocorra rotineiramente, a mobilização intensifica o alcance e permite atender casos em que o material biológico ainda não havia sido coletado. Ele destaca ainda que, por ser nacional, os dados podem ser cruzados entre estados, aumentando as chances de identificação.

Atualmente, o Banco de Perfis Genéticos da Bahia já possui 720 amostras, entre desaparecidos e familiares, com 12 confirmações de identidade realizadas até agora. Segundo o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, ampliar a base de dados é essencial: "Quanto mais perfis cadastrados, maior a chance de encontrarmos correspondências e oferecer um desfecho às famílias".

Além de Salvador, a coleta também está sendo feita em unidades do DPT nos municípios de Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Serrinha, Irecê, Jacobina, Itaberaba, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Valença, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Juazeiro, Euclides da Cunha, Jequié, Itapetinga, Guanambi, Brumado, Vitória da conquista, Ilha de Vera Cruz, Seabra, Eunápolis Itamarajú e Barra.

Comentários: