O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) comunicou nesta sexta-feira (26) que multou o prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (PSD), por usar uma van da secretaria de saúde para viajar para o carnaval na Bahia.
Conhecido como Lê Braga, o prefeito chegou a ser preso em flagrante no domingo após o carnaval, usando um carro oficial para voltar da viagem. Ele passou por audiência de custódia, permaneceu preso, mas depois conseguiu liberdade provisória. A cidade ficou mais de uma semana sem prefeito, até que Braga reassumiu o posto.
Segundo o TCE, o prefeito foi notificado cinco vezes para explicar quais carros foram utilizados, o motivo da viagem, a distância percorrida, quem viajou em sua companhia e quem o substituiu durante sua ausência na prefeitura, mas, de acordo com o órgão, o prefeito não deu explicações no processo.
Ainda de acordo com o TCE, por omissão no dever de prestar contas, o prefeito foi multado em mais de R$ 17,6 mil.
Indiciado pela PF
No início de abril, a Polícia Federal indiciou o prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (PSD), por peculato, que é o crime praticado por um servidor público contra a administração. Para a Polícia Federal (PF), Lê Braga cometeu crime de peculato de uso, por "utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos".
Segundo a investigação da PF, a estimativa sobre o prejuízo causado pelo prefeito é de aproximadamente R$ 2,2 mil ao patrimônio público, por meio da utilização dos veículos públicos e do servidor público, ou seja, o motorista que ficou à disposição da prefeitura de São José do Barreiro.
Por: Samuel Nery | Bahiasul News
Notícias da Costa do Descobrimento
Comentários: