O carro vermelho que atende emergências médicas das tribos Pataxó não é o único legado deixado pela Alemanha na Copa do Mundo 2014. Santa Cruz Cabrália ficou conhecida mundialmente por abrigar os alemães durante 35 dias e virou destino turístico internacional.
"A Copa do Mundo para Cabrália foi um divisor de águas. Existe um antes e depois", diz o secretário de Turismo do município, Paulo Cesar Magalhães.
- A virada de chave veio com a Copa do Mundo. Até então a gente não tinha essa divulgação toda lá fora. No passado a gente já teve voos da Argentina, da Itália, Portugal, Uruguai e Chile. Cabrália estava neste contexto com alguns hotéis, mas depois da Copa ganhamos mais visibilidade e o movimento aumentou - completa Paulo Cesar Magalhães.
Santa Cruz Cabrália está na região da Costa do Descobrimento, um pedaço de terra abençoado pela natureza que engloba também os municípios de Porto Seguro e Belmonte. Foi lá que, sem querer querendo, Pedro Álvares Cabral ancorou sua caravela no dia 22 de abril de 1500. A expedição tinha o objetivo de chegar até a Índia, mas acabou levando a uma história que todo brasileiro sabe bem como terminou.
“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra. Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele. E de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto, o capitão pôs nome - o Monte Pascoal -, e à terra, a Terra da Vera Cruz”, escreveu Pero Vaz de Caminha ao então rei de Portugal, D. Manuel.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/n/N/G6o7ebRousoont9816Eg/f9b9e7cf-f930-4fcc-8650-3daeb2541229.jpeg)
Foto: Márcio Filho/MTur
De volta ao presente e ao impacto do turismo após a Copa do Mundo de 2014, Paulo Cesar Magalhães conta que o crescimento da rede hoteleira mais que dobrou após a passagem dos alemães.
- Nós temos uma estrutura de 50 hotéis, com aproximadamente seis mil leitos. Isso inserido no contexto da Costa do Descobrimento, que tem 600 hotéis e quase 100 mil leitos. (...) Na época, nós tínhamos talvez uns 40% disso. Cresceu e melhorou, porque mesmo os hotéis melhores que tinham na cidade, com essa virada de chave, eles cresceram, inovaram, melhoraram as estruturas para aproveitar e surfar na onda que estava sendo apresentada - completou.
Um dos novos hotéis, provavelmente o mais luxuoso deles, foi construído na área onde estava o centro de treinamento dos alemães. De acordo com o site oficial, o complexo é formado por um conjunto de 13 vilas "confortáveis em meio a uma vegetação exuberante".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/9/g/4FxbQGR7Sn9m1TikqRKQ/hotel-10-copiar.jpg)
Foto: Divulgação / Campo Bahia
As mais procuradas são as "Villas Ocaras", quatro construções de 350m², com seis suítes e vista para o mar. Foi lá que os jogadores alemães ficaram durante a hospedagem no sul Bahia. Quem quiser se hospedar no mesmo lugar durante o réveillon deste ano vai precisar arcar com diárias de R$ 40.500,00. O pacote completo com sete dias custa R$ 283.500,00.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/m/y/FtS5vnTMCHaFT6AG8bog/ocara-10.jpg)
Foto: Divulgação / Campo Bahia
- Santo André ficou muito conhecido. Santo André é exatamente onde a Seleção ficou hospedada, em um resort que foi construído na época para isso, com essa finalidade específica. Depois continuou no mercado como resort e com uma movimentação bastante interessante. Os alemães donos desse resort já adquiriram um outro empreendimento aqui, um outro hotel, também em Santo André. Eles hoje têm uma consistência bem grande e um trabalho intenso no mercado para trazer pessoas para Cabrália e consequentemente Santo André - finalizou o Secretário de Turismo.
Para além do luxo, a comunidade da vila de Santo André também conheceu a solidariedade alemã. O campo de várzea local foi reformado e ganhou a mesma grama utilizada no centro de treinamento dos tetracampeões. Na época, também foram registradas doações em dinheiro e material para escolas da região.
Por: GE Globo | Bahiasul News
Notícias da Costa do Descobrimento
Comentários: