Nada de madeira, tijolos ou alvenaria: a casa de 57 metros quadrados localizada em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, foi feita por uma impressora 3D. Em oito dias, toda a estrutura do imóvel foi impressa, entregue e instalada em um processo que custou R$ 190 mil, sem contar o valor do terreno.
O imóvel tem sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Assim como as casas tradicionais, as paredes podem ser pintadas e decoradas com quadros, por exemplo. Além disso, por se impressa, o imóvel pode ser transportado para diversas cidades do Brasil.
A casa 3D foi impressa a 980 km de distância do calor e das praias paradisíacas de Santa Cruz Cabrália. A impressora gigante, de 2,7 toneladas, fica no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Através do microconcreto, a Cosmos 3D, um consórcio formado pela Katz Construções e a espanhola IT3D, produz as estruturas dos imóveis.
Depois de prontas, as estruturas, que pesam 22 toneladas, foram levadas até o extremo sul da Bahia.
Segundo Daniel Katz, presidente do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, a "casa impressa" custa um valor similar ao da casa tradicional. O grande diferencial é o tempo de obra: enquanto algumas construções levam meses, ela fica pronta em apenas algumas semanas.
"Essa casa foi montada em uma semana e chegou na Bahia em três dias. O prazo é um grande fator de sucesso", explicou.
Confira curiosidades sobre a casa 3D:
🖨️ A impressora permite a construção de casas de aproximadamente 50m² em 20 horas;
💻 Por ser controlada por um software e um robô, ela tem alto grau de precisão, reduzindo o desperdício a quase zero;
👷 É necessário mão de obra de dois a três funcionários, trabalhando em um turno padrão (8h/dia);
🛠️ Para esta casa, foram necessários oito dias de produção, sendo: quatro dias para o processo de impressão, dois para a montagem e outros dois para acabamentos e decorações;
🎨 As paredes não necessitam de reboco e podem ser pintadas ou deixadas de forma natural.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram
Por G1 | BAHIA SUL NEWS
Comentários: