O deputado Robinho (UB) parabenizou os municípios de Itagibá e Itapebi pelos aniversários de emancipação política, comemorados nesta quinta-feira (14), em duas moções de congratulações apresentadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Na moção que oficializa a homenagem a Itagibá, ele resgatou a história do município, marcada pela presença dos índios tupis-guaranis, seus primeiros habitantes. Em 1900, contou Robinho, o local passou a ter características de fazenda, já com vários moradores. “A história aponta como primeiro desbravador o senhor Martins Ribeiro, proprietário das terras onde o município surgiu”, acrescentou.
Segundo o parlamentar, a localização da então pequena vila era estratégica. “Os moradores ou viajantes, para chegarem a Ipiaú, tinham que passar por Itagibá se preferissem o caminho mais curto”, lembrou. Ele destacou ainda que, em 14 de agosto de 1996, a Comarca de Itagibá foi elevada à 2ª Entrância, graças aos esforços do juiz de direito Wolney de Azevedo Perrucho Júnior e de políticos locais, como o então prefeito Aurélio Quadros.
Ao celebrar o aniversário da cidade, Robinho ressaltou “o trabalho sério e de resultados positivos que o prefeito Marquinhos Barreto e equipe têm conseguido, apesar das inúmeras adversidades encontradas”. E concluiu: “Importantes demandas de questões socioeconômicas estão em fase de contínua melhoria, visando sempre a uma melhor e mais digna qualidade de vida das comunidades mais carentes”.
Sobre Itapebi, o legislador relatou que o município surgiu quando uma forte chuva de granizo, em 1910, assustou grande parte da população do distrito de Cachoeirinha, que se transferiu para a Fazenda Pedra Branca, formando um povoado de mesmo nome. Em 1938, o então distrito originado do povoado foi batizado de Itapebi, que se transformou em município em 1958, com território desmembrado de Belmonte.
Robinho enalteceu as potencialidades naturais e a beleza arquitetônica da cidade histórica, que, segundo ele, a credenciam “a ser inserida no circuito turístico da Costa Sul da Bahia”. A região, pontuou, ainda preserva boa parte da Mata Atlântica e possui uma das biodiversidades mais ricas do Brasil, com espécies de orquídeas de grande beleza ornamental e de valor botânico, “o que levou o Ministério do Meio Ambiente a reconhecer o potencial turístico do município, sobretudo no segmento do turismo ecológico”.
Comentários: