Bahia Sul News

Dez títulos definitivos são entregues para famílias assentadas em Eunápolis; Veja

Eunápolis

Dez títulos definitivos são entregues para famílias assentadas em Eunápolis; Veja

“Depois que consegui a terra, passei a sonhar em ser dono dela no papel. Agora que alcancei, vou colocar os planos em dia”

Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As famílias de agricultores do assentamento Maravilha, localizado no município de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, receberam dez Títulos de Domínio (TD) originais, já registrados em cartório. O custo cartorial foi integralmente arcado pelo Incra.

A entrega ocorreu em 9 de outubro (quinta-feira), na própria área de reforma agrária. Ao todo, 83 famílias já possuem os títulos definitivos de seus lotes no Maravilha, considerado um dos assentamentos mais produtivos da Bahia.

O agricultor, Florio Emílio Pedra, vive no local desde 1992 e cultiva café e pimenta no seu lote. Ele destaca a transformação trazida pela reforma agrária para a sua vida. “Depois que consegui a terra, passei a sonhar em ser dono dela no papel. Agora que alcancei, vou colocar os planos em dia”, ressalta.

Além de garantir o domínio do lote, o documento definitivo assegura o direito sucessório da propriedade. Em caso de falecimento dos titulares, o imóvel rural é transmitido aos herdeiros, garantindo segurança jurídica às famílias.

A terra titulada é inegociável por dez anos, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei nº 8.629/93, o que impede a venda, o arrendamento ou qualquer outra forma de transferência do imóvel.

O agricultor contemplado com o TD deve pagar apenas um percentual entre 10% e 50% do valor mínimo da terra nua – sem benfeitorias –, em parcelas anuais.

O valor do lote é calculado com base no preço mínimo estabelecido pelo Incra e pode variar conforme o caso. O pagamento é feito em prestações anuais.

Comentários: