Bahia Sul News

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias Caraíva

Ministério do Turismo apresenta ações para valorizacão do turismo sustentável na Reserva Pataxó Porto do Boi em Caraíva

A comunidade, composta por 17 famílias indígenas, integra o Projeto “Brasil, Turismo Responsável”, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições nacionais

Ministério do Turismo apresenta ações para valorizacão do turismo sustentável na Reserva Pataxó Porto do Boi em Caraíva
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Reserva Pataxó Porto do Boi, localizada no distrito de Caraíva, em Porto Seguro (BA), se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável. No último domingo, a comunidade conheceu as ações para o desenvolvimento do Plano de Visitação Turística da região. A reserva, composta por 17 famílias indígenas, integra o Projeto “Brasil, Turismo Responsável”, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições nacionais.

O projeto visa estruturar e regulamentar a visitação turística na reserva, incentivando o Turismo de Base Comunitária. “Essa ação vai fortalecer o turismo na localidade, preservando as raízes do povo local, ao mesmo tempo que promove a geração de renda para as famílias indígenas tradicionais, com a valorização cultural e o turismo sustentável”, destacou a coordenadora de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Laís Campelo.

A proposta é que os visitantes vivenciem a cultura Pataxó por meio de atividades como danças tradicionais, grafismo corporal, culinária típica, contação de histórias e rituais indígenas. Além disso, a iniciativa busca fomentar práticas de ecoturismo e etnoturismo, fortalecendo a identidade cultural e garantindo a preservação ambiental.

A comunidade já realiza atividades turísticas desde 2004, comercializando experiências diretamente com os visitantes, sem intermediários. Esse modelo possibilita maior autonomia e distribuição justa dos recursos gerados. O plano de visitação, que segue diretrizes da FUNAI, incluirá a capacitação da comunidade, a elaboração de um manual de conduta para visitantes e o planejamento de estratégias de gestão.

Para auxiliar na estruturação da iniciativa, diversas oficinas serão realizadas ao longo do ano, abordando desde o Turismo Responsável até a comercialização de produtos turísticos. Entre os temas tratados, destacam-se a gestão de resíduos sólidos, hospitalidade e infraestrutura, além de ações para fortalecer a comercialização de produtos indígenas no mercado turístico.

O plano conta com apoio técnico da equipe da UFRN, que promoverá oficinas e reuniões participativas para alinhar as estratégias de desenvolvimento sustentável. Com isso, a Reserva Pataxó Porto do Boi pretende consolidar-se como referência em turismo indígena responsável.

Com a implementação do Plano de Visitação Turística, a comunidade Pataxó Porto do Boi reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação de suas tradições, transformando o turismo em um instrumento de valorização e fortalecimento da identidade indígena no Brasil.

CONFIRA:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bahia Sul News (@bahiasul.news)

 

Comentários:

Veja também